Bugatti


A primeira e original empresa automóvel Bugatti foi fundada pelo "génio" italiano Ettore Bugatti em 1909, em Molsheim, na França. Bugatti começou como um fabricante de carros de desempenho e rapidamente tornou-se mundialmente conhecido por criar carros extremamente luxuosos e muito rápidos.
Os primeiros carros Bugatti foram caracterizados pela excelência dos seus motores e o design "artístico" dos carros, que combina arte com a mecânica e tecnologia. A marca também foi muito bem sucedida em muitos eventos de corridas, mas no final da década de 1930 sofreria uma reviravolta negativa. O filho de Ettore, Jean Bugatti foi morto num acidente em 1939 ao testar um dos modelos de corrida da empresa. Além disso, a Segunda Guerra Mundial enfraqueceu imensamente a empresa, tal como enfraqueceu muitas outras marcas de automóveis, especialmente os mais caros e luxuosos. Rapidamente as finanças da empresa afundaram-se dramaticamente e sugeriam uma futura falência. Para além de todos estes acontecimentos Ettore Bugatti também acabou por falecer em 1947.

O outro filho de Ettore, Roland Bugatti tentou revitalizar a empresa durante a década de 1950. No entanto, o novo carro Bugatti que foi criado não correspondeu às perspectivas de desempenho, e a produção de automóveis Bugatti foi suspensa sem sinais de sucesso. Sem perspectivas de futuro e ainda a afundar-se em dificuldades económicas, a empresa finalmente foi vendida à empresa Hispano-Suiza em 1960 e continuou a fabricar componentes de aviões.

A fabricante de motores francesa, Snecma, entrou em cena e assumiu a administração da Bugatti em 1968. Depois de ter comprado também a Messier, a Snecma fundiu as duas empresas em 1977, o que deu origem à Messier-Bugatti. Então, em 1987, um empresário italiano, Romano Artioli, comprou os direitos sobre o nome comercial Bugatti e estabeleceu a empresa Bugatti Automobili, ressuscitando a produção de carros da marca. A Bugati Automobili localizava-se em Campogalliano, perto de Modena, Itália, ao contrário da anterior empresa Bugatti estabelecida em França. Imediatamente os designers dos prestigiosos modelos Miura e Countach da Lamborghini, Paolo Stanzani e Marcello Gandinni, começaram a trabalhar num projeto que daria uma nova vida à marca.

A gestão de Romano Artioli, no entanto, nunca foi muito feliz e, além do seu controlo financeiro deficiente, Artioli decidiu, pela Bugatti, comprar a empresa automóvel Lotus da General Motors em 1993, uma época em que a marca Lotus estava numa fase negativa. Como se poderia facilmente prever, a empresa encerrou as operações em 1995. A sua ex-subsidiária Lotus foi adquirida pela fabricante Proton da Malásia.

O nome Bugatti foi finalmente ressuscitado pelo Grupo Volkswagen, que em 1998 comprou os direitos para construir carros sob o logótipo Bugatti. A suceder à lendária empresa de carros de alto desempenho, está agora estabelecida a Bugatti Automobiles SAS, que foi recolocada de volta na sua "cidade natal", Molsheim, na França, e agora é oficialmente alojada pela Volkswagen França.

Galeria

Produtos e Serviços


Modelos - Gama

A Bugatti é agora conhecida como uma marca de carros desportivos de produção muito limitada. Os seus modelos de produção, nomeadamente o Veyron, posiciona-se entre os carros de estrada mais rápidos do mundo.

Modelos em produção:
- Veyron
- Grand Sport
- Super Sport
- Vitesse

Localização


Destaques

Bugatti perto de confirmar híbrido

"Surgiram algumas informações sobre a entrevista ao CEO do Grupo Volkswagen, Martin Winkerton, que será publicada pelo jornal Bild, e onde deve ser confirmada a motorização híbrida do sucessor do Veyron e alguns detalhes sobre a marca low-cost que está a ser preparada pelo consórcio germânico O Veyron foi um automóvel que escreveu a sua página na história do automóvel, um bólide revolucionário e que destruiu diversos recordes de velocidade. Depois deste impactante automóvel, a Bugatti pretende repetir a receita, e tem como objetivo que o sucessor possa ultrapassar todos os registos desta lenda moderna. Agora surgiram mais informações sobre o que se poderá esperar, entre 2016 e 2017, quando for oficialmente apresentado o próximo modelo do emblema gaulês fundado por Ettore Bugatti, através de um “preview” que tem vindo a ser feito à entrevista do líder do Grupo Volkswagen, Martin Winkerton, que será publicada na edição de domingo do jornal alemão Bild. A motorização híbrida deverá ser uma das principais características desta poderosa criação, seguindo a mesma ótica de automóveis como o McLaren P1, o Porsche 918 Spyder e o Ferrari LaFerrari. Combinando o W16 8.0L do seu antecessor, que será fortemente revisto e passará a ter injeção direta, com motores elétricos (pelo menos um, que será alojado junta à transmissão), a potência do sucessor do Veyron deverá alcançar os 1500CV. Está também em estudo a possibilidade de incorporar turbos elétricos, enquanto a transmissão deverá ser de dupla embraiagem com sete velocidades e o modelo apresentará também tração às quatro rodas. Fabricado num monocasco em fibra de carbono, o cockpit do modelo será marcado por um cocktail que combina o luxo com as mais recentes tecnologias de conectividade. Para o exterior devem esperar-se novas funções de otimização aerodinâmica. Fora também reveladas informações sobre a marca “low-cost” que o Grupo Volkswagen se prepara para lançar. A China é o único mercado já confirmado para quando chegarem os primeiros modelos, em 2018, mas está a ser estudada a possibilidade de levar esta nova marca para junto de outros públicos. Com preços que devem começar numa fasquia entre 8.000€ e 11.000€, o emblema low-cost do consórcio germânico deverá colocar no mercado um SUV, um hatchback e um sedan. Quando entrar em comercialização, esta que será a 13ª marca do consórcio germânico pode desempenhar um papel muito importante no aspeto financeiro, fornecendo um impulso extra para aumentar a rentabilidade do Grupo VW, que tem vindo a ser inferior à dos seus rivais." Fonte: Autocar

Ler mais

Comprar

Deseja ver ou comprar artigos desta Marca ou Empresa?

Ir para a Loja

Orçamento

Deseja fazer um pedido de orçamento ou cotação a esta Marca ou Empresa?

Pedir Orçamento

Catálogos

 

Contactos

  • Bugatti
    1 Rue Saint-Jean
    67120 Molsheim
    França
  • T: exemplo
  • email home facebook