De "Loja com História" a apartamentos de luxo de três milhões

Publicado a 2017-01-26


A mítica Tabacaria Martins, no Largo do Calhariz, fecha no final de janeiro. O edifício vai transformar-se num complexo de apartamentos de luxo e os novos donos não quiseram manter o estabelecimento.

Não faltam clientes, o negócio até vai bem, mas o destino da Tabacaria Martins já está traçado: no final do mês vai fechar. O Palácio Sandomil, edifício histórico no Largo do Calhariz (Bairro Alto) onde fica o estabelecimento, vai passar a "Sandomil Palace", um complexo de apartamentos de luxo que estão já à venda. Um T4 custa mais de três milhões de euros.

O edifício foi comprado em junho do ano passado por um fundo imobiliário inglês. Ana Martins, proprietária da Tabacaria, foi informada pelos novos donos que não há interesse em manter o estabelecimento no piso térreo.

O anúncio oficial do encerramento foi feito no primeiro dia de trabalho do ano, 2 de janeiro. Os clientes começaram a ser avisados. O jornal online O Corvo escreveu um artigo. Desde essa altura, a pergunta é habitual: "vão fechar?".

A Tabacaria Martins foi fundada há 144 anos por Manoel Francisco Martins. A ele sucedeu o filho, Jaime de Assunção Martins, e há 15 anos foi Ana Martins que assumiu os comandos da histórica casa. Manteve as placas de mármore do tempo do avô que anunciam "loterias e jornaes, tabacos nacionaes e estrangeiros" e as estantes de pinho americano trabalhadas.

A Tabacaria Martins é uma das 63 lojas classificadas pela Câmara Municipal de Lisboa como "Loja com História" desde julho do ano passado. O programa distingue lojas com "características únicas" e "reconhecido valor para a identidade da cidade", que tem como objectivo "apoiar e promover o comércio tradicional local como marca identitária da cidade de Lisboa".

Contactada pela TSF, a Câmara de Lisboa diz que neste momento está a analisar a situação.

No final de janeiro fecha-se mais uma porta.

Fonte: http://www.tsf.pt/sociedade/interior/de-loja-com-historia-a-apartamentos-de-luxo-de-3-milhoes-5588332.html

Outras notícias

As mansões de luxo que José Mourinho recusou, avança o sensacionalista The Sun

Jornal The Sun revela as casas que foram propostas ao treinador português pelo...

Angelina Jolie é a nova musa da Guerlain

Há dez anos que a actriz não dava a cara a uma marca, desde o contrato com a...

AMBER HEARD FELIZ POR PODER ASSUMIR NOVO AMOR

A atriz está oficialmente divorciada de Johnny Depp desde o dia 13 de...

Mariah Carey e Elton John atuam por mais de 1 milhão de euros em casamento milionário.

No passado sábado, a neta do empresário Valery Kogan, Irene Kogan, de 19...